Luanda

Luanda é a maior cidade e capital de Angola, sendo também a capital da província homónima. Localizada na costa do Oceano Atlântico, é o principal porto e centro administrativo de Angola. Tem uma população de aproximadamente 4,5 milhões de habitantes (estimativa da ONU em 2004), o que a torna a terceira maior cidade lusófona do mundo, atrás de São Paulo e Rio de Janeiro.





Os habitantes de Luanda são na sua grande maioria membros de grupos étnicos africanos, incluíndo quimbundos, ovimbundos e bacongos. Existe uma pequena minoria de origem europeia, constituída principalmente por portugueses. A língua oficial e mais falada é o português, sendo também faladas várias línguas do grupo bantu, principalmente a língua quimbundo.


 

Geografia

 

A cidade de Luanda é constituída por nove municípios: Cazenga, Ingombota, Kilamba Kiaxi, Maianga, Rangel e Sambizanga. Cacuaco, Samba e Viana fazem parte da província de Luanda, mas encontram-se já fora do perímetro urbano luandense. A zona central de Luanda está dividida em duas partes, a Baixa de Luanda (a cidade antiga) e a Cidade Alta (a nova cidade). A Baixa de Luanda está situada próxima do porto e tem ruas estreitas e antigos edifícios dos tempos coloniais. O litoral é marcado pela Baía de Luanda, formada pela proteção do litoral continental por meio da Ilha de Luanda e a Baía do Mussulo, ao sul do núcleo urbano principal, formada pela restinga do Mussulo. Não existem rios grandes que desemboquem no litoral da cidade, mas vários cursos d´água formam o sistema de bacias pluviais de Luanda. Os rios mais próximos são o Cuanza, o maior rio de Angola que faz a divisa sul entre a província de Luanda e a província de Bengo, e o rio Bengo que faz a divisa norte com a mesma província.

 

Clima

 

O clima é quente e húmido, mas surpreendentemente seco, devido à fria Corrente de Benguela que impede a condensação da humidade para chuva. Frequentemente, o nevoeiro impede a queda das temperaturas durante a noite, mesmo durante o mês de Junho, que costuma causar secas completas até Outubro. Luanda possui uma precipitação anual de 323 milímetros, mas a variabilidade está entre as mais altas do mundo, com um coeficiente de variação superior a 40%. O curto período de chuvas nos meses de Março e Abril depende de uma contra-corrente de norte que traz humidade à cidade.

 

Turismo

 

Um dos mais belos cartões-postais de Luanda, a Avenida 4 de Fevereiro, conhecida simplesmente como Marginal, exibe o contraste entre a beleza natural da Baía de Luanda e os edifícios modernos ao seu redor. A ilha do Cabo, à entrada da baía de Luanda, possui belíssimas praias de areias brancas e águas claras, ornadas por coqueiros. Na ilha existe uma excelente estrutura de entretenimento, com muitos bares e restaurantes. O carnaval da cidade, que tem origens e ritmos semelhantes ao brasileiro, tem sido cada vez mais procurado pelos visitantes.


Pontos de interesse turístico nos arredores de Luanda:

- Barra do Cuanza
- Cabo Ledo
- Miradouro da Lua
- Mussulo
- Parque Nacional de Quissama


Fonte: Wikipédia

Reservas Online

Entrada / Check In

Saída / Check Out

Pessoas

Quartos

 

Sunsil Hotel no facebook

Lazer

Luanda

Quartos

Restauração

Exteriores

Mapa do Site | Termos e Condições | Politica de Privacidade | FAQ

Todos os direitos reservados © 2010

Desenvolvido por netvidade.com